Cirurgia das Pálpebras


51D940AC-4514-4673-AD9F-840ECAFAD672

A cirurgia das pálpebras, também conhecida como blefaroplastia, tem por fim restaurar a harmonia da área dos olhos, retirando excessos de pele e/ou bolsas gordurosas, reposicionando estruturas, por vezes atenuando os efeitos do envelhecimento biológico, mantendo a naturalidade da expressão facial.  Infelizmente não conseguimos deixar uma pessoa “mais bonita” com esse procedimento, e o resultado compensador deve ser amplamente discutido antes da tomada de decisão de se operar. A cirurgia é única para cada pessoa, devendo ser planejada individualmente e dentro da realidade. Não é possível  prever quantos anos a pessoa vai rejuvenescer, nem se vai rejuvenescer com essa cirurgia.  O objetivo principal aqui é restaurar a harmonia, o que se reflete em um olhar “mais descansado”, na maioria das vezes. A naturalidade do resultado vai depender do entendimento que não é possível retardar o tempo, inclusive na face, nem prever um rejuvenescimento em anos. Também não é possível manter o resultado através dos anos vindouros, onde os efeitos do tempo  continuarão atuando no processo evolutivo do organismo.

4BFA2CF2-8462-4B7F-AF4B-03CA825DD75E

A blefaroplastia superior (das pálpebras superiores) está indicada quando há excesso de pele local que atrapalha a visão, principalmente lateral, e/ou esse excesso cai sobre os olhos. Muitas vezes também temos excesso de bolsas gordurosas que podem ser tratados no mesmo momento. Em alguns casos, a falta de gordura é quem causa os defeitos, que devem ser avaliados com cuidado para realização de lipoenxertia local, se necessário.  As cicatrizes se localizam na dobra de pele da pálpebra superior quando abrimos os olhos (sulco palpebral superior), e ficam muito discretas.

9AA1BC6F-8615-464E-A275-D42B20812756

Já a blefaroplastia inferior (das pálpebras inferiores) deve ser pensada quando temos: excesso de pele ou excesso muscular ou excesso bolsas gordurosas ou  flacidez da pálpebra inferior. As cicatrizes se localizam em uma dobra de pele abaixo dos cílios da pálpebra inferior, e ficam muito discretas. As duas cirurgias podem ser realizadas juntas.

São utilizadas a anestesia local com sedação e anestesia geral para esta cirurgia. O ato cirúrgico demora de 1 a 2 horas, dependendo do planejamento. A internação hospitalar é de 4 a 24 horas, podendo variar para mais dependendo de como o paciente está.

Os curativos são parte complementar do ato cirúrgico. Aqui, pela dificuldade de concluir a área operada, o curativo se resume a gazes esterilizadas úmidas e óculos gel gelados sobre as gazes. As compressas geladas, muito facilitadas pelo óculos gel, devem ser mantidas com grande frequência nos primeiros dias de pós-operatório, para recuperação mais rápida.

Raramente temos queixas de dores no pós-operatório de uma cirurgia de pálpebras.  A descrição é de desconforto leve.  Os analgésicos de uso comum costumam ser utilizados, raramente precisamos de medicações mais fortes para dor.

As cicatrizes se localizam no sulco das pálpebras superiores e junto aos cílios nas pálpebras inferiores, tendo qualidade muito boa na maioria esmagadora das pessoas.  Não são pequenas, nem desaparecem, sendo permanentes. Tornam-se apenas discretas, tanto pela sua localização escondida ou camuflada, como pelo amadurecimento e clareamento das mesmas. Cada pessoa se comporta diferente da outra com relação a cicatrização, sendo um evento individual  e com muitas variações. Prurido (coceira), ardor, pinicadas, falta de sensibilidade e vermelhidão podem ocorrer em qualquer cicatriz, habitualmente de maneira temporária e cada vez menos intensa. Toda cicatriz passa por três fases, que não podem ser apressadas:

- até o dia 30 são finas e pouco visíveis, podendo apresentar vermelhidão por reação aos pontos ou ao curativo.

- do dia 30 ao mês 6 apresentam espessamento natural, vermelhidão e mudanças em sua tonalidade, e vão clareando aos poucos.

- do mês 6 ao 12 torna-se habitualmente mais clara e mais fina, atingindo seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado só pode ser feita nessa fase.

Infelizmente não existe nenhuma forma de se prever o comportamento cicatricial de uma pessoa, nem exames complementares, provas clínicas, cicatrizes anteriores. Cada cicatriz é uma nova viagem, de destino provável mas imprevisível, e devemos seguir as orientações para uma chegada melhor. Por isso, obedeça aos cuidados pós-operatórios, que lhe serão exaustivamente passados .

As drenagens linfáticas poderão ser iniciadas no primeiro dia depois da cirurgia. Ajudam a reduzir os inchaços, o desconforto, as equimoses e a formação de nodulações. O número e a frequência serão estabelecidos pela fisioterapeuta que o atenderá, baseados na sua evolução.

Nos primeiros três dias depois da cirurgia das pálpebras, solicitaremos que vc não assista TV, use computadores, faça trabalhos manuais ou faça esforços. Chamamos de “repouso visual”, e objetiva diminuir os inchaços. Também durante a primeira semana orientamos o uso repetido de compressas geladas sobre os olhos, o que pode ser feito mais confortavelmente com a utilização de um óculos gel colocado no congelador. O ideal é que você se programe para não ter que frequentar eventos sociais antes de 1 mês depois da cirurgia.  Trabalhar será possível depois de uma semana, mas notarão que vc “fez alguma coisa” nos olhos.

Devemos sempre lembrar que teremos edemas (inchaço), equimoses (manchas roxas), aumento ou diminuição da sensibilidade, diferenças entre os dois lados, em maior ou menor grau, em praticamente todas as pessoas. Esses eventos fazem parte da evolução pós-operatória normal, e tendem a regredir com o tempo.  Lembre-se que nenhum resultado de lifting facial deverá ser avaliado antes de 3 meses depois da cirurgia. Tenha paciência. Estaremos sempre ao seu lado para todas as suas necessidades e dúvidas.