Lipoaspiração e Lipoescultura


CA4881C9-CD0A-4E79-B7A8-2DA092DCAA46
A lipoaspiração é a cirurgia em que utilizamos cânulas ligadas a um aparelho (lipoaspirador) que aspira, através de pequenas incisões na pele de 0,5 a 1 cm, para retirar gordura de onde ela está em excesso. A lipoescultura é a soma de duas técnicas (lipoaspiração e lipoenxertia), ou seja, retirar gordura de onde sobra e recolocar onde falta.  Tem por objetivo restaurar a harmonia do contorno corporal, diminuindo os acúmulos de gordura localizada onde ela está sobrando e implantando onde ela está faltando.  Não servem para quem está em sobrepeso ou obeso, até porque essa cirurgia não emagrece, como algumas pessoas pensam.  Infelizmente não conseguimos deixar uma pessoa “mais magra” com esse procedimento, habitualmente o peso ao final do primeiro mês de pós-operatório é o mesmo de antes da cirurgia. O que muda são as proporções, o contorno corporal,  e o resultado compensador deve ser amplamente discutido antes da tomada de decisão de se operar. Quem está acima do peso deve emagrecer primeiro, depois avaliado para uma lipo, até porque os riscos de qualquer procediemento cirúrgico são aumentados em quem está gordinho.

A23C6C32-0E58-4ECD-B9B7-1A8756968C1C

A cirurgia é customizada, única para cada pessoa, devendo ser planejada individualmente. Pode ser associada a outros procedimentos cirúrgicos, dependendo do caso. Os limites de segurança, estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) são de aspirar no máximo até 5 a 7% do peso corporal da paciente para a técnica úmida (explicada mais abaixo) e\ou 40% de superfície corpórea traumatizada.  Não são os litros retirados que definem o resultado, e sim as proporções que assumirão o contorno corporal.

E7503908-89FD-46AA-B95B-E835164FBF69
A lipoescultura é a retirada dessa gordura das áreas onde ela está em excesso e a sua reutilização, como um enxerto, em outro local no mesmo paciente. Os locais mais comumente enxertados são o bumbum, face, mãos, depressões traumáticas ou congênitas e mamas. A lipoescultura não garante a total viabilidade dessa gordura reutilizada, e uma parte dela pode ser reabsorvida pelo organismo, dependendo do local e da qualidade da mesma. A cada dia que passa, mais informações científicas nos fazem aumentar a qualidade desses enxertos de gordura, nos quais já sabemos existir uma grande quantidade de células tronco.  As células tronco ajudam a melhorar a qualidade da pele local e a melhorar os resultados de lipoenxertia.

EBF44E99-43B5-4789-88D3-86960F94B4F2
A lipo HD ou lipoaspiração de alta definição (LAD) ou lipo 4D ou lipo total definition (nomes comerciais) é o uso dessas mesmas técnicas (associadas ou não a aparelhos tecnológicos como lipo ultrassônica, laser, Vaser, vibrolipo, ou outros) de forma a marcar mais a musculatura da(o) paciente, evidenciando o desenho muscular com as técnicas aplicadas. Pode ser realizada com o objetivo de alta definição (musculatura muito marcada, conhecida vulgarmente por six pack), média definição (menos marcada), e definição leve.

Esquema brazilian butt lift

São utilizadas a anestesia local pura, local com sedação, peridural\raquianestesia  e anestesia geral para esta cirurgia, dependendo do paciente e das áreas a serem tratadas. O ato cirúrgico demora de 1 a 3 horas, dependendo do planejamento. O período  de internação hospitalar depende da extensão da cirurgia, variando de 2 a 24 horas, podendo mudar para mais, a depender do paciente. E podemos utilizar essa gordura com a finalidade de aumentar áreas com pouco volume, como o bumbum. O vulgarmente conhecido brazilian butt lift é exatamente isso: enxerto de gorudra nas nádegas, dando um maior volume e formato arredondado.

A técnica úmida, também conhecida como tumescente, é a utilização de grandes quantidades de soro fisiológico (com substâncias anestésicas e outras) na área a ser tratada antes da lipoaspiração, para diminuir a perda sanguínea durante o procedimento, aumentando a sua segurança.  É usada em qualquer tipo de lipoaspiração, e com qualquer equipamento que seja escolhido. A técnica seca, mais antiga e na qual não há essa infiltração de substâncias na área a ser aspirada, foi aos poucos sendo substituída pela úmida, mas ainda é utilizada em algumas áreas específicas.

Lipo light é a lipoaspiração de peqeunas áreas sob anestesia local, também apelidada de hidrolipo.

As cicatrizes se localizam muito disfarçadamente dentro de dobras naturais da pele, estrias, pelos, cicatriz umbilical, sulco submamário, axilas, dentre outros.  São pequenas, de 0,5 a 1cm, e planejaremos sua presença previamente a cirurgia. Não desaparecem mas tornam-se muito discretas com o passar do tempo, tanto pela sua localização escondida ou camuflada, como pelo amadurecimento e clareamento das mesmas. Cada pessoa se comporta diferente da outra com relação a cicatrização, sendo um evento individual  e com muitas variações. Prurido (coceira), ardor, pinicadas, falta de sensibilidade e vermelhidão podem ocorrer em qualquer cicatriz, habitualmente de maneira temporária e cada vez menos intensa. Toda cicatriz passa por três fases, que não podem ser apressadas:

- até o dia 30 são finas e pouco visíveis, podendo apresentar vermelhidão por reação aos pontos ou ao curativo.

- do dia 30 ao mës 12 apresentam espessamento natural, vermelhidão e mudanças em sua tonalidade, e vão clareando aos poucos.

- do mês 12 ao 18 torna-se habitualmente mais clara e mais fina, atingindo seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado só pode ser feita nessa fase.

Infelizmente não existe nenhuma forma de se prever o comportamento cicatricial de uma pessoa, nem exames complementares, provas clínicas, cicatrizes anteriores. Cada cicatriz é uma nova viagem, de destino provável mas imprevisível, e devemos seguir as orientações para uma chegada melhor. Por isso, obedeça aos cuidados pós-operatórios, que lhe serão exaustivamente passados .

As drenagens linfáticas deverão ser iniciadas no primeiro dia depois da cirurgia. Ajudam a reduzir os inchaços, o desconforto, as equimoses e a formção de nodulações. O número e a frequência serão estabelecidos pela fisioterapeuta que a(o) atenderá, baseados na sua evolução.

A dor no pós-operatório é controlada com remédios e nós temos o maior cuidado em deixá-lo bem medicado para amenizar isto. O dia mais intenso é o primeiro, enquanto a pessoa ainda está internada no hospital, e fazemos várias medicações “na veia” para aumentar o conforto. Na maioria das vezes, apenas antiinflamatórios comuns são necessários. Como a sensibilidade a dor é uma característica pessoa, caso haja necessidade, já prevemos o uso de analgésicos mais fortes. A drenagem linfática nos ajuda até nisso, melhorando consideravelmente a dor local e trazendo grande conforto.

A troca de curativos é desnecessária, basta retirá-los no dia seguinte da cirurgia e deixar as pequenas feridas operatórias limpas e secas. Caso ainda haja alguma humidade nelas, um curativo tipo bandaid poderá ser usado . O uso de cintas compressivas é obrigatório por pelo menos 60 dias, além do uso de meias elásticas de compressão por 15 dias. O ideal é que você se programe para não ter compromissos antes de 7 dias depois da cirurgia, mas isso também depende da pessoa e do tamanho da cirurgia.

Devemos sempre lembrar que teremos edemas (inchaço), equimoses (manchas roxas), aumento ou diminuição da sensibilidade, diferenças entre os dois lados, em maior ou menor grau, em praticamente todas as pessoas. Esses eventos fazem parte da evolução pós-operatória normal, e tendem a regredir com o tempo.  Lembre-se que nenhum resultado cirúrgico deverá ser avaliado antes de 6 meses depois da cirurgia. Tenha paciência. Estaremos sempre ao seu lado para todas as suas necessidades e dúvidas.