IPCA


 

80DB5DE4-3218-4631-8D4D-0E0EA1437C95
A indução percutânea de colágeno (IPCA), conhecida como microagulhamento ou Dermaroller,  é um prodecimento utilizado com várias finalidades de tratamento em medicina. Atua em tratamentos de diferentes problemas, a depender da profundidade do método.  A técnica IPCA propicia tratamento para rugas, manchas da pele, estrias, cicatrizes, quelóides, estímulo de colágeno e rejuvenescimento da pele.

0A633074-3CD7-41EF-9104-64C6AE1C7A9B

O tratamento é feito em sessões previamente marcadas, cada uma com duração de 10 a 15 minutos, e com intervalos de 15 a 30 dias entre as sessões. É aplicado através de um pequeno rolo com agulhas, sempre sob anestesia tópica ou local ou até sedação em alguns casos. Após a sessão haverá vermelhidão, sangramento leve rapidamente controlado, seguido da formação de pequenas crostas e algum inchaço na área tratada, que tende a regredir em alguns dias, quando acontecerá uma discreta descamação da pele. A pele se recupera em cerca de uma semana. Pode haver alguma vermelhidão local nos dias que se seguem, facilmente disfarçada com maquiagem leve. Não devemos fazer uso do IPCA em peles em uso de alguns tipos de produtos, tais como ácidos ou Roacutan. Sempre é muito importante avisar sobre o uso de quaisquer medicações, tópicas ou não.

No preparo para o tratamento, é importante discutir suas dúvidas e expectativas com a médica. Não precisa vir com a pele lavada. Aplicaremos anestésico tópico ( “pomadinha” anestésica) na área a ser tratada meia hora antes do procedimento. Lembre-se de não aplicar nenhum outro cosmético na área a ser tratada. Retiraremos o anestésico tópico antes de iniciar o tratamento. Nos casos em que faremos um tratamento mais agressivo, podemos te sugerir que o tratamento seja realizado sob sedação com anestesista, em hospital.

Você deve ter extremo cuidado com a exposição solar durante o seu tratamento, lembrando sempre do uso do filtro solar com FPS 50 ou mais diariamente e evitando o sol. O sol pode manchar a pele da área tratada com laser. Não devemos começar um tratamento com a pele bronzeada, portanto, não se exponha demasiadamente ao sol antes de sua sessão.

Depois de sua sessão, iniciamos o uso de pomadas cicatrizantes sobre a área tratada. Após a descamação da pele, que habitualmente é discreta, passaremos ao uso de hidratantes e proteção solar intensa. O uso de outros produtos deverá ser discutida no consultório e, se for o caso, prescritas por sua médica. O tratamento com IPCA é personalizado, e o que serve para você pode não ser legal para sua amiga.

O resultado já é percebido após a primeira sessão , vai melhorando a cada sessão, e terá seu final em 6 meses, com a remodelação do colágeno. O resultado de um tratamento se soma a outro, potencializando-o. Muitas vezes necessitamos de outras sessões ao longo dos anos, até porque o processo de envelhecimento não estaciona, e não há limite máximo de sessões.

Sempre é bom lembrar que o rejuvenescimento é um tratamento complexo e individualizado, muitas vezes passando por diversos tipos de procedimentos médicos, nem sempre invasivos. Discuta com sua médica seus desejos, o que esperar de resultado, riscos, recuperação e associações de técnicas para melhorar seu resultado.